segunda-feira, 6 de junho de 2011

COMO A NUTRIÇÃO FUNCIONAL PODE MELHORAR A PSORÍASE?


A Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção de desequilíbrios clínicos. Estes se manifestam a partir da dieta, da influencia do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios e traumas que são processados pelo corpo, mente e espírito. Compreende a interação entre todos os sistemas do corpo.



Desintoxicação no tratamento da Psoríase



Hipócrates, o "Pai da Medicina", há quase 2.500 anos, recomendava: "que o teu alimento seja o teu remédio e o teu remédio seja o teu alimento".


Portanto, a cada refeição devemos nos lembrar: amanhã, este alimento será meu sangue.


O que usamos como alimento determina a qualidade de nosso sangue, que por sua vez influencia o desempenho das células, órgãos e sistemas. Se o sangue for rico de nutrientes e desintoxicado, as células serão vigorosas, eficientes, integradas = a saúde verdadeira e vitalidade positiva.

Mas para acordar o organismo para esta nova forma de “viver”, é preciso:

- Estar diariamente buscando uma nova forma de alimentar-se.

- Estar periodicamente permitindo o alívio das cargas tóxicas presentes no organismo.

-Ter domínio Próprio.



O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e possui importante função no processo de biotransformação de toxinas ou substâncias biologicamente ativas. Ele entra em ação para transformar essas substâncias, normalmente de característica lipídica, em substâncias hidrossolúveis – forma química que permite a eliminação pela urina, fezes e bile. Esse processo é necessário para que as substâncias não se bioacumulem no organismo e promovam efeitos prejudiciais à saúde. Esse processo de destoxificação ocorre em todas as células, porém principalmente no fígado e intestino, de maneira contínua.

O estilo de vida atual, bem como as condições do meio ambiente, expõe o organismo humano a diferentes tipos de toxinas diariamente, exigindo um ótimo processo endógeno de destoxificação. Além dessas toxinas ambientais, diversas substâncias presentes nos alimentos também podem agir como xenobióticos, tais como agrotóxicos, hormônios, substâncias alergênicas, aditivos alimentares, entre outros. Nesse sentido, diferentemente do que exposto na reportagem supracitada, alguns alimentos podem ser tóxicos, tanto em grandes como em pequenas quantidades.

Considerando que os hábitos alimentares se perpetuam ao longo dos anos e os indivíduos consomem determinados tipos de alimentos com bastante frequência e por longos períodos, em alguns momentos da vida pode ser necessária a aplicação da dieta de destoxificação. Porém, essa dieta deve obrigatoriamente ser individualizada e supervisionada por um profissional nutricionista capacitado, que tenha profundos conhecimentos sobre Nutrição Funcional.

É importante destacar que essa conduta nutricional tem como objetivo retirar da alimentação diária os principais alimentos que podem ser prejudiciais para o indivíduo, bem como excluir temporariamente outros alimentos que são consumidos com muita frequência, como por exemplo, carne vermelha, açúcares, laticínios, alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, incluindo alimentos enlatados, embutidos e refinados, além de refrigerantes e sucos artificiais.

Em contrapartida, diversos outros alimentos são incluídos na dieta diária, tais como arroz integral, sucos naturais, muitas frutas, saladas variadas cruas, legumes cozidos, diferentes tipos de leguminosas, ovo, entre outros. Essa inclusão se faz necessária, pois o processo de destoxificação adequado é totalmente dependente de diversos nutrientes, que devem ser obtidos por meio de uma alimentação nutricionalmente completa. Em alguns casos, somente sob supervisão, a suplementação nutricional pode ser necessária. É fundamental também uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas do metabolismo orgânico ocorre em meio aquoso.

Ainda, o profissional nutricionista irá determinar o tempo de duração da dieta, fazendo um acompanhamento rigoroso, e também irá supervisionar e orientar a alimentação após esse período, fazendo a reintrodução gradual dos alimentos retirados, acompanhando os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
Assim, a dieta de destoxificação, quando seguida adequadamente, promove importantes efeitos benéficos à saúde! Promovendo melhora no quadro da PSORÍASE.


Referências Bibliográficas

PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.P.B.L. Nutrição Clínica Funcional: Dos princípios à prática clínica. VP Editora, 2008.
LEVIN, B. Environmental nutrition: understanding the link between environment, food quality and disease. Washington: Hingepin Pub, 1999.
JONES, D. Textbook of functional medicine. Florida: The Institute for Functional Medicine, 2006.
HAAS, E.M. The Detox Diet: A How-to & When-to Guide for Cleansing the Body. Berkley: Celestial Arts Publishing, 1996.
THE INSTITUTE FOR FUNCTIONAL MEDICINE. Detoxication: A Clinical Monograph. Gig Harbor: The Institute for Functional Medicine, 1999.


Outras dicas da Nutricionista:

-Inicie o dia com um bom COPO DE ÁGUA MINERAL;

-Tome em jejum SUCOS DESINTOXICANTES;

-Jamais fique sem tomar o DESJEJUM;

-Evite alimentos INDUSTRIALIZADOS e BEBIDAS ALCOOLICAS;

-Evite alimentos com GLÚTEN (trigo,aveia,cevada,centeio,mate).




Aloe Vera na Bíblia

A Aloe Vera ou Babosa é uma planta bem antiga. Citada até pela bíblia, era frequentemente usada pelas civilizações antigas.
Segue abaixo alguns versículos da bíblia onde é citado a Aloe Vera:

  • Provérbio 7:17 - Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
  • João 19:39 - E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.


Hoje, com tanta tecnologia e com a ciência cada dia mais avançada, sabemos o quão bom é para o ser humano usar produtos a base de Aloe Vera.